Foto: exemplos de resíduos de madeira que os nossos clientes utilizam como combustíveis.
A biomassa é uma fonte de energia renovável e, se utilizada da maneira correta, pode ser também sustentável. O processo de renovação realiza-se pelo ciclo de carbono, em que as plantas capturam o CO2 da atmosfera. A utilização da biomassa de madeira torna-se sustentável quando a oferta do insumo se dá por meio de manejo florestal adequado ou de resíduos florestais, industriais ou urbanos.
Segundo o Centro Nacional de Referência em Biomassa (Cenbio) no Brasil, é possível classificar a obtenção da energia da biomassa em duas categorias principais: (i) tradicional, em que é obtida por meio de combustão direta de madeira; ou (ii) moderna, em que é obtida por meio de tecnologias avançadas de conversão, como na geração de eletricidade.
A gaseificação é a tecnologia de maior potencial, considerada já como a principal tecnologia para a conversão da biomassa, prometendo maior eficiência, viabilidade econômica em pequenas e grandes escalas e o menor nível de emissões, em comparação com outras tecnologias.